terça-feira, 27 de outubro de 2009

a.perfeição e a.prisionamento

Hoje percebi que o meu maior medo é ser uma desilusão para mim e para os outros. Há muita pressão à minha volta (a maior parte criada por mim mesma) o que faz com que me aperfeiçoe e que me aprisione. Palavras muito semelhantes.

Hoje, numa conferencia sobre a economia e a crise o sr. Alex Róvira falou que um sujeito que me esqueci de apontar o nome fez uma experiência com cobaias tipo ratos, imaginem.

Encheu um alguidar com água sem pedras e pôs dois ratos e encheu outro com duas pedras mas com leite, de modo a que os ratos não vissem o fundo.

No primeiro caso, os ratos lutavam para respirar acabando por desistir e deixarem-se afogar, no segundo caso os ratos sentiam o apoio da pedra de modo que quando não a sentiam iam procurá-la.

Depois, pegou nos ratos de ambas as taças e pô-los num alguidar com água sem pedras e descobriu que os que estavam habituados às pedras sobreviviam mais tempo que os outros.
Aqui percebi tudo.

Sou perfeccionista e só agora sou assim porque só agora é que me tornei melhor.
Fui educada, treinada, disciplinada a dar o meu máximo e a dar o melhor e a lutar por mim só. Também fui ensinada a pedir ajuda quando necessário mas vejo-me num dilema em que penso: "eu tenho (!) de conseguir fazer isto!" A ideia de falhar ou desiludir é insuportável.
Stresso por causa disto, stresso com pouco porque não me dou ao luxo de perder, falhar e/ou desiludir ninguém, porque me afecta tanto. (Porque me afecta tanto?)

Sou obrigada a ser perfeccionista, no que faço, e ultimamente como ando a tirar boas notas tenho "uma reputação" a manter.

O mais estranho e é o cerne da questão é que eu sei que tenho o apoio de todos.
A minha família e os meus amigos nunca me iria abandonar mesmo que falhasse nalguma coisa, ou tirasse má nota. Ninguém me iria apontar o dedo porque sempre dei o melhor que soube, sempre me esforcei e não é por não tentar que isso tal aconteceu.
Mas é mesmo esta pressão deste apoio todo que me leva ao extremismo (se necessário).
A culpa não é de ninguém senão minha! Está tudo na minha cabeça e eu sei que soa mal mas a verdade é que sinto-me tão apoiada que não me sinto apoiada.
Faço-me entender?

2 comentários:

  1. Um bem-haja.

    Um dos piores perigos do perfeccionismo é a não acção pelo receio de não obter o resultado perfeito.

    Sem dúvida que somos bons a fazer algo, mas no restante existe alguém que há de fazer qualquer coisa melhor que nós.

    A humildade tempera o perfeccionismo.

    Fraternalmente :.

    ResponderEliminar

passa a palavra